terça-feira, 6 de março de 2012

SONS ANIMADOS

Onomatopéia. Significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopéias. Por exemplo, para os índios tupis tak e tatak significam dar estalo ou bater e tek é o som de algo quebrando. As onomatopéias, em geral, são de entendimento universal.
Ao dizermos que um grilo faz "cri cri" ou que batemos à porta e fazemos "toc toc", estamos utilizando onomatopéias. Aristófanes, na sua peça "As rãs", faz uso de determinadas palavras que, no grego original, pretendem imitar o som desses animais; usa, portanto, uma figura retórica que é também de carácter onomatopeico.

Exemplos: tilintar, grasnar, piar,cacarejar, zurrar, miar


Muitas pessoas não sabem O Que Onomatopeia? mas vamos ver nesse artigo que palavra estranha é essa e o que significa.  Nome vem da Grécia antiga que significava no passado “criar nomes” ou “fazer nomes, ou melhor, se expressando afigurar um nome afigurar um termo que é claro seria as figuras de linguagens, esta particularmente reproduz um som utilizando um fonema ou palavra”.

Leia esses versos de Jorge de Lima:

“(…) foguetes, bombas, chuvinhas,
chios, chuveiros, chiando,
chiando
chovendo
chuvas de fogo
chá – Bum?”

Observe que o eu lírico construiu o sentido do poema explorando palavras cujo som dos fonemas lembra a coisa representada. Ou seja, o que acontece nesses versos é a imitação, por palavras, do som natural das coisas. Chamamos essa figura de linguagem de onomatopeia.

Veja outros exemplos:

“E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano.” (Machado de Assis)

“Passa tempo
Tic-tac
Tic-tac
Passa hora chega logo
Tic-tac
Tic-tac
E vai-te embora
Passa tempo
Bem depressa
Não atrasa
Nem demora (…) (Vinícius de Morais)

“E tia Gabriela sogra grasnadeira grasnou graves grosas de infâmia.” (Oswald de Andrade)

Neste último exemplo, a repetição do som das letras “gr” imitam o som que expressa “raiva”, enfatizando assim o sentido que as palavras pretendem transmitir.

Exemplos de palavras onomatopaicas:

Atchim – espirro.
Piu-piu: canto do passarinho
Din-don: o som da campainha
Tibum: o som de alguém caindo
Buá: o choro de alguém
Snif: fungado.

atividade:
Para iniciar a atividade, o professor deverá entregar aos alunos cópias da seguinte imagem: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário